A Importância da Proteína
O que são e para que servem
De certeza de que já todos nós sabemos o que são e para que servem as proteínas não é? Ou então mesmo quem ainda está no inicio na fase de aprendizagem, já deve pelo menos ter uma ideia ou ter ouvido falar. Na verdade, as proteínas podem ser bem mais complexas do que aquilo que a maioria pensa.
As proteínas são as principais responsáveis pela recuperação, regeneração, desenvlovimento, e crescimento dos musculos. São as proteínas que repôem as fibras musculares quando estas já estão gastas e destruidas.
A proteína é a principal fonte de alimento, são elas as essenciais entre qualquer outro nutriente. São pois os constituintes básicos da vida, tanto que o nome deriva da palavra gregra "proteios" que significa "em primeiro lugar".
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. Encontram-se em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os apectos da estrutura e função celulares. São várias as espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para cada função biológica diversa. A maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
Os aminoácidos quando ligados entre si por ligações peptídicas, formam as proteínas, daí pertencerem à classe dos peptídeos.
Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.

Nos animais as proteínas correspondem cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, 70% da pele e 90% do sangue seco. Até nas plantas as proteínas se encontram presentes. Curiosidade: 50% da urtiga é proteína.
No entanto, a importância das proteínas está relacionada não só com a sua quantidade, mas também com as suas funções no organismo. Por exemplo, todas as enzimas conhecidas são proteínas. Muitas vezes as enzimas existem em pouca quantidade, logo estas substâncias catalisam todas as reacções metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas essenciais à vida tais como - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídeos. Mas todas elas contêm carbono, hidrogénio, nitrogénio e oxigénio, quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, como o fósforo, ferro, zinco e cobre.
Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são constituidas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias sequências especificas.
Quais as suas exactas funcões
Para além do que sabemos de que as proteínas fazem, elas têm mais outras funcões tais como:
- Funcionam como catalizadores;
- Hormônios;
- Armazenamento (ferritina);
- Agentes protectores;
- Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;
- Veículos de transporte (hemoglobina);
- Anti-infecciosas (imunoglobulina);
- Enzimáticas (lipases);
- Nutricional.
Devido as proteínas exercerem uma grande variedade de funcões na célula, estas podem ser divididas em dois grandes grupos:
- Dinâmicas - Transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração;
- Estruturais - Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.