Sobre Nós

  Ora o que há para falar sobre nós? Inaugurámos esta página no dia 16 de Março de 2013 com a intenção de promover o culturismo. O culturismo é uma modalidade embora nao muito reconhecida em Portugal, tem vindo a receber cada vez mais adeptos.

  A sociedade normal não costuma aceitar muito bem isto, tem que estar sempre a criticar e com a mania que sabe mais do que propriamente quem faz isto. Acha que o que fazemos, é um exagero, que comemos demasiado, que o treino que fazemos faz mal porque é muito duro, acha que somos "GRANDES" porque tomamos esteroides, acha que levantar pesos faz mal! Mas sabem o que eu vejo neste sociedade e o que eu não consigo entender? Eu nesta sociedade só vejo bêbedos, gordos, velhos barrigudos ja com as costas curvadas, homens que chegam aos 70 anos e já nem conseguem ter erecção, drogados,....é o que eu vejo nesta sociedade, resumidamente aqui em Portugal só há bêbedos e futebol, e o que eu não entendo é o porquê de não gostar de musculo ou criticar de inveja quando vê alguém assim, o porquê de ao ver que por não conseguir ou não poder chegar a tal, criticar (mas nas costas), quem é superior a eles. As pessoas quando criticam nas costas em demasía é porque de certo modo têm inveja, porque ninguém tem coragem de falar na cara quando mostramos que somos o "macho alpha". Ninguém nos entende melhor do que os próprios campeões mundiais que estão entre os melhores.

  Se culturismo é mau, digam-me, porque é que o Silvester Stallone já com os seus 67 anos, tem um corpo melhor e mais força que muitos jovens? O Lou Ferrigno que já passa bastante dos 40 e ainda está em perfeita forma física como um verdadeiro culturista profissional, o próprio Arnold Schwarzenegger que embora já menos em forma, tem um braço que tomára muitos da idade dele terem, o Tom Platz que mesmo já não sendo culturista, ainda está em forma embora velho e o Ed Corney que se não me engano tem cerca de 72 anos!! Agora voçês vão olhar para os antigos atletas de futebol, ciclismo, atletismo... e vão pensar quantos deles já depois de velhos estão em tão perfeita forma fisica como os culturistas.

  O culturismo é o melhor desporto que há para a terceira idade, porque o culturismo não deixa envelhecer, o culturismo rejuvenesce, o culturismo dá força, saúde e vida. Levantar pesos é saudável, treinar duro é saudável, rebentar com os musculos durante o treino e depois dar-lhes repouso, é saudável.

  O culturismo é mais mental do que fisico, voçê se coscientiza que a sua primeira regra é a projecção mental, como voçê se quer parecer, como voçê quer ficar, é pessoal o coração e a mente estão ambos sempre em sintonia, mexem os dois bastante com o corpo.

  A mente é o factor mais importante, já que é ela que cria o corpo, o corpo é apenas reflexo da mente. É a mente que nos faz suportar tanta disciplina, tanto treino duro, e no fim chegarmos ao sucesso, nós seres-humanos temos um grande poder em como tornar "nada" em "algo".

  Eu vou vos confessar uma coisa, eu tenho apenas 18 anos, mas ando a ser treinado e orientado pelos melhores. Até há cerca de 2 anos e meio atrás, eu era gordo, até essa altura eu tinha sido gordo toda a minha vida, eu estava farto de perder, de ser um perdedor na vida, de estar sempre abaixo dos outros, já não conseguia mais, foram várias as tentativas de dietas falhadas, tudo que eu queria era estar em forma, queria ser magro, até que um dia eu mentalizei-me que ao continuar da maneira que estava a continuar, nunca iria chegar a lado nenhum. Chegou o dia que decidi então finalmente pôr fim  nisso tudo e começar de uma vez por todas uma nova "era" na minha vida, mas desta vez tinha que ser a sério, eu ja estava farto de falhar, eu desta vez não iria falhar, não podia falhar, sabia que tinha objectivos em mente para cumprir, no entanto, nessa mesma altura, tinha acabado de conhecer o culturismo e já sabia perfeitamente o que eu queria. Sabia que ia dar trabalho, sabia que ia levar tempo, sabia que ia ter que exigir ao máximo de mim, mas desta vez eu estava pronto, desta vez era diferente. Antes de começar a mexer-me eu pesava 72 kg, para mim naquela altura já era muito.

  Decidi então começar pelo mais óbvio, correr. Levantava-me ás 5h da manhã com toda a gente a dormir e ainda de Inverno gelado para ir correr antes de me despachar para ir para o curso. Quando chegava a hora, eu despachava-me e la ia eu para o curso, quando saía de lá já de noite e voltava a casa, ia correr outra vez, ia fazer abdominais até a exaustão e andava acompanhado de uma alimetação baixa em calorias, eu não podia parar, foi assim constantemente, todos os dias, nos fins-de-semana corria quilómetros e quilómetros, ficava entre os dedos dos pés sem pele, de tanto os dedos roçarem uns nos outros, acordava no dia seguinte cheio de dores nas pernas e no abdómen, mas eu sabia que valia a pena, eu nao podia parar e muito menos comer doces, sim porque eu era uma máquina de comer doces.

  Até que ao fim de 7/8 meses ja tinha perdido 12 kg, fiquei muito feliz, tinha acabado de fazer 16 anos e conseguira entrar no meu 1º aniversário em forma, a partir daí foi sempre a subir, continuei a treinar da maneira errada que sabia, pois nunca tinha entrado num ginásio nem nunca tinha tido alguém que me guiasse ou motivasse, tornei-me numa grande máquina de correr, e de fazer abdominais, pfff isso não me valia de nada, eu continuava fininho e com pouca força, eu agora tinha que encher as "peles" e começar a ganhar massa, mas eu nao sabia treinar culturismo apesar de o querer fazer. Mas como não estava informado, continuei a treinar da maneira que sabia, e assim foi durante 1 ano e meio. até que em Abril de 2012, um amigo desde a infância do meu pai, mudou-se para Portugal ao fim de tantos anos fora a viajar pela América, Camboja, Equador...bem, o que é certo, é que ele tinha sido um grande culturista no passado, não conquistou muitos titulos para além de coisas nacionais, mas porque aqui em Portugal, o patrocínio neste desporto ainda era menor há 30 anos atrás do que hoje em dia, apesar de mesmo hoje ser pouco. Na América, a terra das oportunidades, também nunca chegou a competir, pois ele tinha que trabalhar para sobreviver, mas chegou a lucrar com fotos que lhe pagavam para tirar para entrar em revistas. Bem o que é certo, é que comecei a treinar culturismo a sério, a fazer mega hipertrofia.

  Muita gente me dizia que eu nunca chegaria onde eu queria, que isso era demasiada fantasia, que eu era louco, achavam que a minha grande vontade era uma doença, que não era uma coisa saudável, diziam que eu nunca chegaria nem sequer a ficar musculado, quanto mais ser campeão reconhecido, e riam-se, gozavam. Não falo apenas de colegas e vizinhos, mas também de familiares.

  Tudo isto me deixava cada vez com mais fome, mais fome de treinar duro, mais fome de estar disposto a fazer qualquer sacrificio para chegar onde eu queria chegar, quanto mais me tentavam desmotivar, mais eu me sentia motivado, com vontade de lhes mostrar não só a eles, mas principalmente a mim, que eu consigo, quando eu falava dos meus sonhos e eles se riam, eu tinha a certeza de que seria o ultimo a rir.

  A vontade era tanta, a sede pelo sucesso era issaciavel, que logo nos primeiros 2 meses notei resultados bastante positivos. Em 2 meses consegui com que muita gente engolisse as palavras que me teriam cuspido em cima.

  Continuei a lutar, em 7 meses de treino, já eu teria atingido os 75 kg em massa muscular saudável, tinha ganho 15 kg em massa muscular, sem nunca ter tomado qualquer tipo de anabólico, ou experimentado sequer um unico suplemento. Tinha já duplicado a minha força, a auto-estima estava mais alta do que nunca, as raparigas ja me iam olhando na rua. Continuei, agora com quase 1 ano de treino, sinto-me melhor e mais forte do que nunca estive, já tomo suplemento há 4 meses. Em quase 1 ano consegui triplicar a minha força, as cargas que eu dantes não conseguia sequer levantá-las para treinar, agora já aqueço. Quem me viu ao fim desses meses diziam que eu tomava alguma droga por ter crescido tão rápido, mas quem falava assim eram os homens, porque as mulheres diziam que eu estavam muito diferente, que estava mais bonito, que estava "paca". Toda a gente em que fiquei 1ano sem ver, olhavam para mim e quando me viam e perguntavam onde eu treinava, gente que eu mesmo não conhecia pessoalmente, só via passar na rua desde pequeno.

  Mas este caminho não foi fácil, eu não me acomodei ao conforto, porque é muito mais facil estar sentado num sofá a ver atletas da televisão, do que ser o campeão atrás do troféu, é mais fácil dormir até tarde, do que acordar cedo para seguir uma vida regrada e treino disciplinado, é mais fácil sair com os amigos e curtir a vida do que deitar cedo, é mais fácil meter a namorada á frente do treino do que estar focado a 100%, mas também é muito mais fácil olhar para trás na vida e saber que voçê deu tudo, não desperdiçando o seu potencial, sem arrependimentos de nunca ter tentado ou ter ficado a meio por fracassar e não conseguir. Eu consegui chegar até aqui, com boa nutrição, proteína a todas as refeições, comer de 3h em 3h, ter rotina e força de vontade. Pois agora todos me respeitam e já não criticam mais, eu estou finalmente a viver a minha vida como nunca antes.

  Eu vou continuar a lutar, já dei provas de que consigo e hei-de chegar lá, o meu sonho neste momento, não é apenas ser um campeão de culturismo, sim ser o melhor culturista de toda a história, para mim conquistar o Mr. Olímpia não é o suficiente, se eu posso ser o melhor, porque não ser o melhor? Porque não meter essa ideia na cabeça? Não custa nada, o que eu meto na cabeça, eu consigo.

  Ainda tenho muito caminho a percorrer, já estou numa fase atlética, mas comparado com um culturista profissional, ainda estou "frango". Sim, porque eu aprendi a amar o desafio e não me contentar apenas com o meu desenvolvimento.

  Eu treino segundo os métodos "heavy duty" ao estilo Mike Mentzer e Dorian Yates, foram esses métodos de treino (treino curto e de alta intensidade), que me permitiram crescer tanto em tão pouco tempo.

  Os vossos sonhos sempre serão mais importantes para voçê do que para qualquer outra pessoa, então continuem sonhando, continuem pressionando para a frente, e para todos os guerreiros por ai fora sejam corajosos, não importa qual o seu nível social na vida, seja do mais alto ao mais baixo, tenha sempre muita fé e persistência, porque um dia voçê chega lá, de alguma maneira voçê chega la.

                    David Santana

                                                                                          "keep pursing your dreams no matter how far away they seem"

                    continue a par das nossas actualizações

História do Projecto

Aqui pode descrever a história do seu projecto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar as pedras basilares do seu projecto e identificar as pessoas que nele participam.